Secretaria Municipal de Obras

A Secretaria Municipal de Obras é hoje Liderada pelo Secretario Dirceu Pedroso de Abreu e vem desenvolvendo um relevante trabalho no municipio.
Acreditando e valorizando o cidadão Capaobonitense a Secretaria atua em varias frentes possibilitando a todos um atendimento com qualidade e zelo com o bem publico.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Inauguração da Praça da Seresta

Praça da Seresta é inaugurada no Jardim Alvorada A prefeitura concluiu as obras na praça da Seresta - João Benedito de Oliveira - “Maestro João Ramiro”, no Jardim Alvorada.
A inauguração oficial aconteceu na noite do dia 04 de janeiro, com a presença de um grande número de moradores.
A praça ganhou uma calçada para caminhada com acessos para pessoas com deficiência e também uma academia ao ar livre que já vem sendo frequentada pelos moradores.
As obras fazem parte do projeto de reestruturação dos espaços públicos de Capão Bonito. Segundo a prefeitura, as academias proporcionam mais qualidade de vida à população.
“Com a implantação dessas academias estaremos beneficiando idosos, adultos, sedentários, hipertensos, diabéticos, cardíacos, além de dar oportunidade às comunidades de ter mais espaços para atividades físicas”, afirmaram o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini, que estiveram prestigiando a inauguração.
Para ex-alunos e amigos do maestro foi uma justa homenagem a quem dedicou a vida ao ensino da música e que a partir de agora terá o nome perpetuado em um espaço público.
O autor do projeto que possibilitou a homenagem com o nome do maestro na praça foi o vereador e também cantor Célio de Melo (PR), que destacou durante a inauguração a grande contribuição cultural de João Ramiro na história de Capão Bonito.
Maestro João Ramiro
O maestro João Ramiro nasceu em Capão Bonito no dia 06 de março de 1922, estudou no antigo Grupo Escolar, foi aluno dos professores Mário Gegminani e Jacyra Landin Stori.
Participou ativamente da comunidade católica. Coroinha na época do padre João Moderiano; quando adolescente pensava seguir o sacerdócio, mas o destino o levou para outras bandas. Seu forte desejo de se tornar padre refletiu no seu filho caçula, Lino José Maria de Oliveira, que hoje é Frei da Ordem dos Pregadores Dominicanos.
A música foi uma das paixões de João Ramiro, que teve como professor o músico Pedro Bloes. No início da década de 50 - quando a paróquia tinha como padre o Cônego Luiz de Almeida - João Ramiro iniciou o processo para a composição da banda “Lira Mariana”, composta por integrantes da “Congregação Mariana”.
Dos quase 25 integrantes, 23 eram aprendizes do sr. João Ramiro, que ensinava voluntariamente e com grande satisfação a arte da música.
A banda “Lira Mariana” animava as missas, procissões, quermesses e outras festividades religiosas. Na novena, a banda acompanhava os 30 dias seguidos de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima em visita às casas.
Ligado à música, Ramiro iniciou o trabalho para formação de corais na zona rural do município, também na Igreja São Judas Tadeu. Na década de 70 ele trabalhou junto com o Padre Henrique Hesloot na formação de corais na comunidade.
João Ramiro faleceu no dia 08 de março de 2011, era casado com Onória de Souza Oliveira (já falecida) com quem teve 8 filhos: Maria Aparecida de Oliveira, Maria Benedita de Oliveira, José Antonio de Oliveira, João Benedito de Oliveira Filho, Maria Helena de Oliveira, Maria Onória de Oliveira, Maria Faustina de Oliveira e Lino José Maria de Oliveira.



Mais uma obra para o bem de Capão Bonito, pois o que é belo Educa!

Antes em obras




                                                                   Inauguração 04/1/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário